Na produção gráfica são inúmeras as possibilidades de oferecer ao seu cliente um projeto gráfico que realce as cores da marca, papéis com gramaturas que proporcionam mais robustez, cortes especiais, texturas diferenciadas e dezenas de outros acabamentos e enobrecimentos. Tudo isso se dá o nome de acabamento gráfico, que é a última etapa do processo de confecção de um material gráfico.
Os acabamentos e enobrecimentos das peças gráficas são detalhes inseridos na impressão capazes de alavancar a venda de produtos e proporcionar maior visibilidade e reconhecimento da marca. Clientes que não estão acostumados com o mundo das artes gráficas podem ser pegos de surpresa quando, na hora da impressão do material impresso, o produtor gráfico, designer ou a agência perguntar: “Qual acabamento você quer para o material?”.
Então, como desenvolver impressos criativos e diferenciados para o seu cliente?
Para criar materiais incríveis, é imprescindível saber os tipos de acabamento gráficos disponíveis. Dentro de acabamentos encontramos diversos processos com funções específicas que se destinam a diferentes objetivos. Por isso, selecionei as melhores opções para você escolher o ideal para usar nos seus trabalhos. Vamos lá?
Corte e Refile
É um acabamento básico de finalização de qualquer impresso, porém o maquinário (guilhotinas) utilizado pode fazer toda diferença na hora de refilar seu material, por isso é muito importante conferir a margem de segurança e sangria, para que no refile você garanta um bom acabamento.
Facas Especiais
o desenvolvimento de facas especiais proporciona ao impresso uma apresentação criativa e exclusiva. O design de facas especiais é um diferencial muito relevante para ser trabalhado nos materiais gráficos.
Laminação ou BOPP
A laminação fosca tem sido muito utilizada nos últimos anos por propiciar um acabamento discreto, resistente e elegante. É impermeável e oferece maior resistência para impressos com dobra e outros acabamentos, mantendo a qualidade do material mesmo com a frequência de uso. Outra característica interessante deste acabamento é que propicia um toque sedoso minimizando marcas de gordura (digitais) nos materiais.
O que é BOPP?
BOPP é uma sigla para “Polipropileno”, filme plástico de alta resistência.
O BOPP é muito utilizado no acabamento de capas de livros, em embalagens diversas e também para laminar materiais de PDV e pode ser utilizado em diferentes tipos de impressão, como flexografia, letter-press, digital e serigrafia.
Veniz UV total ou localizado
Um brilho diferenciado para fotografias, textos ou no material gráfico por completo. A aplicação de verniz além de diferenciar o impresso pela qualidade procura realçar seu brilho. A impressão offset combinada com a aplicação de verniz localizado proporciona destaque e qualidade ao impresso. Também podemos nomear como verniz reserva e pode ser brilhante, fosco, texturizado, entre outros.
Encadernação
É o processo de acabamento de cadernos, livros e revistas que podem ser colados ou costurados dependendo do tamanho e finalidade do impresso.
Os principais tipos de encadernação são:
Canoa ou Dobra e Grampo;
Lombada Quadrada;
Espiral;
Wire-o.
Empastamento Capa dura
É a colagem de duas partes de papel em um miolo de cartão para transformá-la em capa dura. Este processo é muito utilizado para a confecção de capas de cadernos, bolachas de chopp, displays etc.
Plastificação
É a utilização de uma película plástica sobre o impresso para proporcionar rigidez e aderência. Plastificação brilho: Com o intuito de proporcionar brilho e beleza ao produto, esse acabamento geralmente é feito em sacolas. Com a plastificação, a embalagem tem sua durabilidade prolongada e fica protegida contra a umidade.
Plastificação fosca: Também utilizada para proteger a embalagem da umidade e garantir sua durabilidade, o diferencial da plastificação fosca é que esse revestimento proporciona maior facilidade de leitura do produto.
Dobra
Dependendo do formato do impresso a dobra é um dos acabamentos mais importantes, tanto para o cálculo do formato de impressão quanto para se calcular o melhor custo x benefício de confecção do material gráfico. A quantidade e o tipo de dobra utilizado no material pode exigir diferentes maquinários.
Serigrafia
Serigrafia, também conhecido como silk-screen ou impressão a tela, é um processo de impressão à base de estêncil na qual a tinta é forçada através de um crivo fino para o substrato abaixo dela.
Hot Stamping
O Hot Stamping oferece ao material impresso um detalhe totalmente diferenciado: a metalização com cores como dourado, prata, bronze e outras.
Funciona com um sistema parecido com a tipografia, porém o clichê não recebe tinta. Ele é aquecido e pressionado contra uma fita coberta com uma fina camada de metal que faz derreter o material sintético. Assim, a camada metalizada se fixa ao papel ou embalagem.
Por ser um acabamento mais ousado, não se indica a aplicação em todo o material, pois corre-se o risco de tornar o impresso cafona ou com informações demais. Uma boa maneira de usar esse efeito é aplicando o Hot Stamping em alguns detalhes, para criar um ponto de atenção e destaque no impresso.
Relevo Americano
É um processo onde se aplica um pó granulado sob a área de grafismo logo após a impressão, e depois levada a um forno onde este granulado se derrete, formando uma camada transparente e brilhosa sob a tinta impressa.
Relevo Seco
É o resultado de 2 matrizes (macho e fêmea) que se encaixam sob as 2 faces do papel, resultando em uma imagem em alto ou baixo relevo. Muito utilizada para produções de convites de casamento e papelaria de luxo.
Inserção de dados variáveis
A impressão de dados variáveis é uma impressão digital que permite a inserção de texto e imagens em uma tiragem. Geralmente se aplica a peças individuais, mas também pode ser aproveitado na impressão de lotes.
Aplicação de aromas
Fragrância é fixada no papel através da aplicação de um verniz com microcápsulas de aroma. Estas microcápsulas são previamente misturadas com o verniz e aplicadas no final da impressão 4x4 cores. Os aromas em combinação com impressão resultam em produtos de alta qualidade e durabilidade. O aroma somente é liberado quando a área com as microcápsulas é friccionada, sendo o verniz o suporte de transferência destas microcápsulas.
A competição no mercado hoje em dia faz com que o consumidor seja cada vez mais atraído e tome as suas decisões de compra pelo apelo visual. Com um acabamento e enobrecimento, você diferencia os seus impressos dos feitos pelos seus concorrentes.